Resenha: O Azarão - Markus Zusak.







SinopseNarrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos. Todos moram juntos numa casa pequena. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida.






Muitos conhecem Markus Zusak como o autor de A Menina que Roubava Livros. O Azarão, título não tão conhecido do autor, foi o primeiro livro que ele escreveu e é o primeiro de uma trilogia. O último livro dessa trilogia chama-se A Garota que Eu Quero, e foi publicado a pouco tempo pela editora Intrínseca que, por conta de os dois primeiros livros da trilogia não pertencerem a editora, acabou "ocultando" um pouco o fato. Quem tem acesso a A Garota que Eu Quero nem imagina que o livro pertence a uma trilogia. Isso quase aconteceu comigo. Pesquisando sobre o livro A Garota que Eu Quero, descobri que a história começava mesmo em O Azarão, e resolvi ler O Azarão primeiro.
Eu nunca tinha lido nada de Markus Zusak, admito. Ainda não li A Menina que Roubava Livros (fato que está prestes a mudar), e acabei optando por ler O Azarão primeiro, já que o livro é curtinho.

O livro conta a história de Cameron Wolfe, 15 anos e caçula de três irmãos: Steve, Sarah e Ruben. Steve é o mais velho (e mais metido) dos três. Sarah é a do meio, e passa a maior parte do tempo namorando (ou chorando pelos namorados perdidos). E Rube é o mais próximo de Cameron, com quem ele divide o quarto e os planos de roubar lojas locais. Os dois estão sempre armando, mas nunca chegam a executar os planos de verdade. Cameron é um menino comum, com uma vida pacata e comum, e é isso que me fez gostar tanto do livro. São 176 páginas ao todo, o que proporciona uma leitura curta, porém super agradável. E, mesmo sendo uma leitura curta, o livro é recheado de cenas engraçadas e sensíveis, e também reflexões que só Zusak conseguiu colocar dentro de tão poucas páginas.

Com cenas inusitadas e engraçadas, vamos conhecendo Cameron e sua família, percebendo que ele é um menino sensível. Todo capítulo termina com um sonho dele, o que nos proporciona a oportunidade de conhecê-lo não apenas superficialmente, mas entendê-lo, compreender seus pensamentos mais profundos. Cameron começa a trabalhar com seu pai, que é encanador, e é em um dia de trabalho que ele conhece Rebecca Conlon, e se apaixona. Ele começa até mesmo a orar por Rebecca, e a menina provoca uma mudança dentro dele. Ele não quer ser como os namorados da irmã dele, ele quer ser diferente.

Mas o problema todo é o menino ter uma oportunidade para mostrar isso para Rebecca, coitado.

Como já disse, o livro é engraçado e coberto de reflexões. É uma leitura breve e prazerosa, e mal posso esperar para continuar lendo a Trilogia dos Irmãos Wolfe.

11 comentários

  1. Oi Fernanda, você sumiu. O que houve? rsrs
    Não sabia que "A garota que eu quero" fazia parte de uma trilogia.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo! Estive um pouco sem tempo, por isso sumi. Mas agora não vou sumir mair :)
      Pois é, a maioria das pessoas não sabe. Eu mesma não sabia, no início. Mas gostei muito desse primeiro livro.
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá! Já li "A menina que roubava livros" e "Eu sou o mensageiro", e pela sua resenha acho que tb vou ler "O Azarão"! Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Leituras curtas e prazerosas, quando fazem o nosso estilo ou nos conquistam, são as melhores! Amo livros enormes, mas sei o valor de um livro fino e conciso. ^^ aiushauhs a mulher de Preto foi assim, comigo.
    Enfim - o fato é que adorei sua resenha, e adorei a história simples e de tom cômico que esse livro trás! Tô vendo aqui do lado que você está lendo Book Thief, e parece que o autor te conquistou mesmo, né? É realmente bom quando é assim. ^^ Nunca li Zusak; tenho A Menina que Roubava Livros na estante, mas nunca realmente me liguei pra ler. Irei fazê-lo assim que possível. ^^
    Adorei o Blog! Sucesso! Beijão!


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Curiosa pelo livro, agora que sei que é uma trilogia bate um pouquinho de receio. Estou numa fase que queria ler apenas um livro hauhauahuaha
    Mas eu ainda lerei!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Te indiquei para uma TAG. Espero que goste!! beijos
    http://cantinhodabuh.blogspot.com.br/2014/03/tag-qual-e-o-livro.html

    ResponderExcluir
  6. É a primeira resenha positiva que leio sobre esse livro. E o fato de ter lido muitas resenhas negativas sobre ele me fez desistir da trilogia antes mesmo de começar a ler. Mas agora, acho que mudando de ideia.. haha... fiquei curiosa pra conhecer a história dos irmãos Wolfe!

    Bjs, Fer
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda!
    Ainda não tive a oportunidade de ler a trilogia dos irmãos Wolfe, mas parece ser mesmo uma ótima leitura.
    Zusak tem mesmo essa escrita carregada de reflexões mesmo nas situações mais animadinhas.
    p.s: Leia A Menina que roubava livros! =D

    Beijos
    Aguardo sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse livro. Ele é leve, engraçado. Já li o segundo também, falta o último.
    Ótima resenha. Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-azarao.html

    ResponderExcluir
  9. Resenha muito interessante! Só pela sinopse já me identifiquei com o Cameron. Vindo do autor do best-seller A menina que roubava livros, só pode ser coisa boa, né?
    Beijo!
    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir

  10. Caramba, não li o livro ainda mas já me identifiquei muito com o Cameron, pois:
    Tenho três irmãos mais velhos (confere)
    Sou mais próximo do terceiro (confere)
    Somos boxeadores amadores ( confere, apesar de lutarmos Jiu Jitsu, nos treinamos boxe um com o outro)
    Planos de roubos de lojas locais ( roubos não, mas planejamos muitos empreendimentos juntos)
    Comecei a trabalhar com meu pai (confere), já tive uma pessoa parecida com a Rebecca em minha vida (confere).
    Espero que a trilogia tenha um final feliz hehehe, tenho que achar esse livro para comprar.

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger