Resenha: Feios - Scott Westerfeld.






SinopseTally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.






Desde que ouvi falar pela primeira vez sobre a série Feios, de Scott Westerfeld, me deparo com resenhas e críticas positivas e negativas. Algumas pessoas dizem que a série é ótima, já outras dizem que não é tão boa assim. Fico feliz em dizer que esta será uma resenha positiva sobre o primeiro livro da série.

Sempre eu defendi a teoria de que o normal parte do ponto de vista. Se todos nós tivéssemos a pele verde com bolinhas roxas isso seria o normal, certo? E quem quer que fosse diferente disso seria... Bom, diferente. Não se encaixaria em um padrão "normal". O que acontece na série Feios é o seguinte: a história se passa no futuro, e o mundo é perfeito. Talvez eu não possa dizer que alcançamos a paz mundial, mas pelo menos não há fome no mundo, e quase todas as pessoas são felizes. Não há queimadas, caça ou qualquer outra atividade que prejudique a natureza. E ninguém é melhor ou mais bonito do que ninguém, porque todos são Perfeitos.
Quando você faz 16 anos você é submetido a uma operação que te torna perfeito. E então, você se muda para Nova Perfeição, a cidade onde os perfeitos recém-operados moram, onde seu único objetivo de vida é se divertir, ir a festas e beber. Até lá, você é obrigado a morar em Vila Feia, onde os Feios moram. Feios são todos os que ainda não tem idade para se tornarem Perfeitos, ou seja, crianças e adolescentes antes de seus 16 anos.
Pode parecer horripilante mas, pensando bem, não seria ótimo se ninguém fosse mais belo do que ninguém? 

"Antes da operação existir, muitas pessoas, principalmente mulheres jovens, sentiam tanta vergonha de serem gordas que simplesmente paravam de comer. Perdiam peso rápido demais. Sem conseguir se controlar, continuavam emagrecendo até acabar no mesmo estado daquela "modelo". Na escola, diziam que algumas chegavam a morrer. Essa foi uma das justificativas da operação. Como todos sabiam que se tornariam perfeitos aos 16 anos, ninguém desenvolvia a doença." - pág. 194

Tally Youngblood tem 15 anos, e falta pouquíssimo para se tornar Perfeita. O problema é que seu único e melhor amigo, Peris, já se tornou Perfeito, e agora Tally está sozinha. Mal pode esperar para se unir a ele e passar a morar na badalada cidade de Nova Perfeição. Quando Tally conhece Shay, as duas se tornam super amigas. Shay também é feia e faz aniversário no mesmo dia que Tally, o que quer dizer que as duas serão operadas no mesmo dia, e ninguém terá que se separar de ninguém. Mas Shay não está tão ansiosa quanto Tally. Na verdade, ela não está nem um pouco ansiosa. Ela acredita que todo o lance da operação esconde muito mais do que aparenta, e não quer se tornar apenas mais uma Perfeita, igual a todos os outros.

"Não passa de enganação, Tally. Em toda a vida, você só viu rostos perfeitos. Seus pais, seus professores, todos que têm mais de 16 anos. Mas você não nasceu esperando encontrar sempre esse tipo de beleza em todo mundo. Simplesmente foi programada para achar que qualquer coisa diferente é feia." - pág. 84

O bacana é tentar entender os dois lados da história. Tally, que quer se tornar Perfeita porque o mundo a submeteu a toda essa ideologia. E Shay, que não quer se tornar Perfeita, pois acredita que ninguém precisa de uma operação para ser belo.
Feios é diferente de tudo o que eu já li. A história é bem original, e Scott Westerfeld é incrivelmente inteligente. Durante toda a narrativa percebemos críticas à nossa sociedade, e ao ser humano em si.
Antes de terminar, quero deixar claro que Feios não tem absolutamente nada a ver com Jogos Vorazes. 90% das críticas negativas que li sobre o livro eram de pessoas que buscavam em Feios uma história parecida com a trilogia de Suzanne Collins. Sou fã de Jogos Vorazes, como me tornei também da série Feios. E cada uma tem seus pontos positivos, mas nada em comum. Se você procura em Feios alguma semelhança com Jogos Vorazes, não leia. Não até querer ler Feios como o livro Feios, não como um meio de encontrar uma história parecida com a de Katniss Everdeen, pois não é isso o que terá.

Mas, se a história em si te interessou, leia. Pois o livro é mais do que aparenta ser.

12 comentários

  1. Assim que entrei no seu blog e vi esse post já vim correndo, pois confesso que amo demais essa (quadrologia?). Feios é perfeito, e ainda é meu livro favorito da série, apesar de ter AMADO loucamente Especiais. Ainda não li Extras e nem sei quando vou ler, pois me desanimei com as críticas que vi dele e gostei TANTO do final de Especiais que tenho medo de quebrar o encanto quando ler o próximo livro, que é meio que um spin-off. Aquele final mexeu com minha cabeça, eu levei um tempo para digerir haha.
    Scott é um gênio, não canso de dizer isso, o cara é demais, não canso de elogiar. Amo a narrativa dele, as críticas sociais que ele coloca em cada livro, os personagens, enredo, enfim, virou meu autor favorito.

    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, eu sou apaixonada pela série. Feios é demais, e ainda não terminei Extras, mas demorei pra pegar pra ler pelo mesmo motivo que você! Eu também levei um tempo pra digerir o final de Especiais.
      Scott realmente é um gênio, adoro a narrativa dele, e tô doida pra ler outros livros do autor.

      Excluir
  2. Curti muito sua resenha. Estou louco pra ler "Feios" e não sabia bem o que esperar da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu detesto quando as pessoas comparam Twilight com Harry Potter, Jogos Vorazes com Guerra dos Tronos ou outros. Tipo, cada série tem seu diferencial e cada série tem seus fãs. Uma foi escrita em tal época, para tal público e para tal objetivo. Dai vem aqueles "leitores" dizerem: "Ai, mas Harry Potter é melhor que Twilight. Ai, mas Jogos Vorazes é melhor que Guerra dos Tronos". Eu tenho prefiro Twilight e Jogos Vorazes porque foram séries que eu li e que fizeram parte da minha adolescência e tals. Mas voltando a sua resenha, eu a adorei. Eu tenho Feios na minha estante e confesso que achei o começo beeeeem chato e por isso parei. Mas, sua resenha me deu um animo para voltar a essa história. o que me irritava era que se repetia muito a palavra "feio" "feios" "perfeito" "perfeitos" "perfeita" "perfeitas" kkkkkkkk.

    Beijoooos.

    http://www.livrosetravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Acho que cada um tem seu gosto e suas preferências. Eu, por exemplo, não curti Twilight tanto assim, mas não fico por aí falando que isso é melhor que aquilo ou que tal série é a melhor de todas. Acho que o que não funcionou comigo pode funcionar com você, e vice-versa. Quanto a narrativa repetitiva, eu não achei ela tão repetitiva assim, rs. É verdade que ela é um pouco repetitiva, mas a história me envolveu de uma forma que eu não consegui perceber nada disso. Espero que você possa curtir a leitura :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Ai, to louca pra ler esse livro!
    Acabei de ver que já respondeu a tag mas como vim até aqui irei dizer que te indiquei: http://prefaciodoepilogo.blogspot.com.br/2014/01/tag-3-arco-iris.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Eu indiquei seu blog para a TAG(SELO) - THE VERSATILE BLOGGER AWARD
    http://cantinhodabuh.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html
    Se quiser me indicar para alguma TAG, pode ficar à vontade. Boa sorte!! ^^

    ResponderExcluir
  6. Sabe que vejo muitas resenhas sobre estes livros mas fico com receio de ler eles e não gostar. É como vc disse, vejo coisas positivas e negativas. Mas por enquanto não vou tentar ler eles.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda, estou passando por aqui pra te avisar que eu te indiquei para uma TAG bem legal! http://cantinhodabuh.blogspot.com.br/2014/02/tag-arco-iris-literario.html Dá uma olhadinha e quando fizer me avise, que eu quero ver!! ;D Bjos

    ResponderExcluir
  8. Todas as críticas e resenhas são sempre positivas!
    Minha curiosidade só aumenta...

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger